Colégio Dante Alighieri no Jardins, Cidade Jardim Paulistano

O Colégio Dante Alighieri é uma instituição de ensino básico e médio localizada no bairro de Cerqueira César, na cidade de São Paulo, Brasil.

História

Por volta de 1870, um grande fluxo de imigrantes italianos chegou ao Brasil e, particularmente, à então província de São Paulo.

No começo do século XX, a cidade de São Paulo tornava-se a mais italiana das cidades brasileiras. Para os italianos que aqui se enraizavam, era preciso fundar uma escola que fortalecesse a sua identidade cultural.

Entidades culturais italianas, por meio do Professor Arturo Cavallo e do Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Sr. Pietro Baroli, tentavam sem sucesso criar essa instituição de ensino.

Entretanto, o projeto da "scuoletta" só vingou quando o Conde Rodolfo Crespi, um industrial de sucesso e grande expoente da colônia italiana em São Paulo, com entusiasmo, prontificou-se a angariar fundos para tal fim.

Desse modo, a 9 de junho de 1911, nascia, no papel, o Istituto Medio Italo Brasiliano Dante Alighieri.

A 10 de agosto de 1911, com verbas vindas da Itália e somadas aquelas também doadas pela colônia italiana de São Paulo, adquiria-se o atual terreno, a antiga Chácara Dieberger, com 19.800 m², próxima à Av. Paulista, no então Parque Villon (hoje Siqueira Campos/Trianon) e dos trilhos dos bondes da São Paulo Light & Power.

A 18 de abril de 1912, num curso bilíngüe, cinco alunos começaram as suas aulas na Travessa da Sé nº 11, e depois na rua Carlos Gomes nº 50, na Liberdade.

A 17 de fevereiro de 1913, 60 alunos de ambos os sexos, em turmas de internos, semi-internos e externos, começaram as suas atividades escolares no novo Edifício Leonardo da Vinci, da alameda Jaú, erguido pelo florentino Conde Giulio Micheli.

Em 1930 nasce a Sociedade dos ex-alunos do IMDA.

Em 1935 o colégio, já um difusor da cultura italiana totalmente integrado à comunidade paulistana, conta com 448 alunos.

Após a Segunda Guerra Mundial, época em sofreu intervenção e passou a ser chamado de Colégio Visconde de São Leopoldo, a escola recebeu a denominação de Colégio Dante Alighieri (1946).

Em 1950 o colégio, contando com 1.815 alunos, orientados por 71 professores, difundia a prática de esportes, contando com um campo de futebol de grama, quadra de voleibol coberta, sala de ginástica e pista de atletismo.

Em 1964 foi fundada a Escola Normal Particular Dante Alighieri, onde eram preparados os futuros professores do colégio. Nessa época, as bienais de Ciências, com projetos dos alunos, já eram atividades importantes no cotidiado escolar.

Em 1965 a escola foi ampliada, com a inauguração do Edifício Ruy Barbosa.

Em 1971 o Edifício Galileo Galilei abriu as suas portas.

Em 1973 surgiu o complexo esportivo Victório Américo Fontana.

Em 1993 mais um edifício foi inaugurado: o Michelangelo.

Em 2007 mais um edifício foi inaugurado: o anexo do edíficio Michelangelo

Atualmente o Colégio Dante Alighieri conta com cerca de 4.100 alunos.

Prédios

Leonardo da Vinci

O complexo mais antigo e importante, contém as classes do 1º Colegial, 2º Colegial e do 3º Colegial, a sala do presidente e a entrada principal do Colégio Dante Alighieri, além do Museu de História Natural, dedicado à Biologia.

Rui Barbosa

Prédio que abriga os 6º e 7º anos.

Galileo Galilei

Prédio que abriga, principalmente, os 8º e 9º anos e conta com o principal auditório do Colégio, o auditório Miro Noschese.

Michelangelo

O maior prédio verticalmente, possui 8 andares, tem a enfermaria própria para o prédio, contém a Biblioteca Infantil, e é ocupado pelo Maternal, Jardim, 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos.

Anexo do edifício Michelangelo

Inaugurado em 2006, conta com o novo auditório Guglielmo Raul Falzoni.

Ex-alunos notáveis

• Miguel Reale, filósofo, jurista, educador e poeta
• Cesar Lattes, físico
• Marta Vannucci, oceanógrafa e escritora
• Bruna Lombardi, atriz, modelo e escritora
• Gilberto Barros, apresentador de televisão e cantor
• Mauro Beting, jornalista, escritor e apresentador de rádio e televisão.
• Jânio Quadros, político, presidente do Brasil por 7 meses
• Fábio Camargo, jornalista e radialista


Colégio Dante Alighieri
Alameda Jaú, 1061 - Jardins, Bairro: Cidade Jardim Paulistano
(11) 3179-4400

Fonte: http://pt.wikipedia.org/



  Sobre o EncontraJardins
Fale com EncontraJardins
Anuncie no EncontraJardins
Cadastre sua Empresa no EncontraJardins (grátis)



Termos EncontraJardins | Privacidade EncontraJardins


Bandeira da cidade de São Paulo